Osmose inversa conceito e aplicaçoes
A osmose é um fenômeno de difusão de um solvente que ocorre quando duas soluções com concentrações diferentes são separadas por uma membrana que é permeável ao solvente e praticamente impermeável ao soluto.
O solvente permeia a membrana no sentido do meio mais diluído (hipotônico) para o meio mais concentrado (hipertônico) até atingir-se o equilíbrio termodinâmico. Esta situação pode ser esquematizada no dispositivo ilustrado na sequencia da Figura abaixo, onde uma solução é inicialmente separada de seu solvente puro por uma membrana semi-permeável
Nesta situação, o desnível atingido entre as colunas no equilíbrio (b) caracteriza a pressão osmótica (π) da solução. No caso de duas soluções de concentrações diferentes, o desnível corresponderá à diferença de pressão osmótica das soluções.
A Osmose Inversa é provocada quando se aplica na solução uma pressão de valor maior que o de sua pressão osmótica. Neste caso, para se restabelecer o equilíbrio, o solvente difunde no sentido da solução mais concentrada para a menos concentrada (c). Inverte-se assim o sentido do escoamento do solvente que ocorreria na osmose, daí a denominação de Osmose Inversa (OI)
Dentre os processo de separação por membranas, a OI é empregada quando se deseja reter solutos de baixa massa molar, tais como sais inorgânicos e pequenas moléculas orgânicas.
O processo de osmose inversa retém a maior parte das moléculas orgânicas e até 99% dos sais dissolvidos.