Ultrafiltração para tratamento de efluentes e reúso de água
A Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que o número de habitantes deve ter um crescimento de 3 bilhões até 2050. Com o aumento populacional, a demanda de água tende a ser 70% maior que a atual.
O dado alarmante é que, até 2030, quase metade da população mundial terá problemas de abastecimento. Uma utilização responsável do recurso não é essencial apenas nas áreas metropolitanas, mas em todo o globo.
Neste sentido, o setor industrial tem buscado soluções tecnológicas mais eficientes para o tratamento de seus efluentes. Um melhor tratamento dos efluentes industriais, empregando processos avançados de separação, reduz o impacto que estes ocasionam ao meio ambiente e possibilitam seu reuso, integrando-o novamente ao processo industrial.
Cada litro de água de reuso aplicado implica em um litro de água preservada nos mananciais.
Processo de Ultrafiltração
Nos últimos anos, os processos de separação com membranas têm conquistado um importante espaço como técnica de separação viável e segura. Nesses processos, utiliza-se uma membrana que atua como barreira que separa duas fases, restringindo a passagem total ou parcial de uma ou várias espécies presentes nas fases.
Dentre os processos de separação por membranas, a Ultrafiltração é usada para a remoção de sólidos suspensos na água.
As membranas de Ultrafiltração são uma barreira física segura de retenção de microrganismos (incluindo vírus), óleos e materiais em suspensão, permitindo a passagem da água e dos componentes solúveis presentes. Deste modo, a ultrafiltração fornece um efluente sanitizado e isento de sólidos .
Níveis de retenção das tecnologias de filtração
Um dos usos mais recorrentes para as membranas de Ultrafiltração é no tratamento de água para reuso. Com as membranas de Ultrafiltração é possível chegar a padrões de alta qualidade, superiores, algumas vezes, aos da água potável. Pode também ser acoplada a biorreatores para tratamento de esgoto sanitário e efluentes industrias (Biorreatores com membranas).
Pontos positivos e negativos
A tecnologia de ultrafiltração possui vários pontos positivos, mas o fato que se destaca é a não utilização de produtos químicos, ou seja, trata-se de tecnologia limpa. Estes processos têm sido progressivamente adotados, substituindo os processos de separação convencionais, principalmente em função da seguridade da qualidade da água tratada e pela redução significativa de custos operacionais (OPEX), dado o gasto reduzido com produtos químicos.
Como lado negativo da ultrafiltração está o acúmulo de sólidos na superfície da membrana, o fenômeno pode causar incrustação. Por isso, indica-se limpezas periódicas na membrana e aeração na superfície para evitar perda de desempenho dos sistemas.
A aplicação dessa tecnologia está aumentando tanto para o suprimento de água quanto para o atendimento de legislações cada vez mais exigentes.
Membranas de Ultrafiltração utilizadas pela Flush Engenharia
Uma vez que se trata de uma barreira física segura, a Ultrafiltração gera um permeado com maior qualidade e em conformidade com as normas ambientais vigentes podendo ser reusado para diferentes fins.
A Flush Engenharia desenvolve projetos personalizados utilizando técnicas avançadas de tratamento que vão além dos sistemas convencionais, possibilitando o tratamento e reuso dos mais complexos efluentes.
Entre em contato ou agende uma visita!
Por Gabriela Marques dos Ramos